GERAÇÃO 5.0: AS OPORTUNIDADES EM STATUPS

É uma realidade nas pesquisas, sejam do IBGE no Brasil ou de instituições de pesquisa ao redor do mundo, que a expectativa de vida mundial é mais alta. Com exceção às mudanças impostas a curva de expectativa de vida, em função da crise do coronavirus, o que vemos, sobretudo, em países com situação econômica favorável é a inversão da pirâmide etária, com um aumento expressivo da população mais velha em detrimento dos jovens.

 

No Brasil, a expectativa de vida, em 2019, era de 73,1 anos para homens e 80,1 anos para mulheres, resultando na média de vida do brasileiro em 76,6 anos. O aumento da expectativa de vida é um dos elementos que ajuda a entender que aposentadoria precoce não compõe o plano ideal para a nova geração de cinquentões.

 

Com exemplos que vão da Nestle a Morar.com.vc, uma espécie de Tinder das residências compartilhadas, é possível encontrar empreendedores com mais de 50 anos dispostos a investir em suas próprias ideias empregando o conhecimento acumulado ao longo de suas jornadas de trabalho e somados a suas experiências de vida.

 

O mercado de trabalho também já está se movimentando para a inclusão, em recente pesquisa da plataforma Gupy duplicou a contratação de pessoas com mais de 40 anos, publicada no Extra de 11/10, com o título: Contratos de pessoas com idade entre 40 e 50 anos dobra nas empresas em 2021; veja dicas para conseguir emprego.

 

 

Empreender depois dos 50 anos

 

Em 2019 o Brasil registrou 54 milhões de pessoas com 50 anos ou mais, a projeção para 2045 é que sejam mais de 90 milhões de pessoas. Sim, a expectativa de vida é um fator essencial, mas há também uma mudança no perfil dos novos cinquentões. O trabalho compõe um aspecto essencial de suas vidas e a aposentadoria deixou de ser o plano ideal, em função da satisfação que encontram nos ambientes profissionais.

 

Por outro lado, as startups conhecidas em geral por sua disrupção e estarem, em geral, associadas a uma ideia de juventude, permitem aos empreendedores acima de cinquenta anos colocarem em prática seus conhecimentos acumulados ao longo da vida pessoal e profissional. Afinal, uma das formas de inovar é conhecer intimamente o cenário anterior, para assim ser capaz de propor novas possibilidades. Algumas das características esperadas de um empreendedor 50+ são:

 

Conhecimento e Experiência

Uma das principais forças dos empreendedores 50+ é seu conhecimento acumulado, tratam-se de profissionais com trajetórias profissionais consolidadas e que conhecem em profundidade seus ambientes de negócio. A experiência é um ativo insubstituível!

 

Bagagem de Vida

Se a experiência profissional é um dado fundamental, a experiência de vida compõe de forma fundamental. Empreendedores 50+ conhecem as dores de diversas faixas etárias, construíram, para além de suas carreiras, suas vidas e ou famílias, e agora são capazes de lançar um olhar apurado sobre o passado, para assim projetar novos futuros.

 

Correr riscos

Se a experiência é a tônica principal dos 50+, aqui correr riscos se torna necessário e esperado! Isso porque aos 50+ o empreendedor pode, em geral, dispor de seus recursos próprios para colocar uma ideia, um projeto ou uma startup em pé. Se a ideia for boa e você foi capaz de construir um bom MVP, o caminho do risco tende a ser ainda menor.

 

 

Empreendedores 50+

 

Mas a esta altura você pode estar argumentando que não conhece empreendedores com 50+ anos, por isso não podemos encerrar este artigo sem apontar ao menos uma lista de empreendedores e empreendedoras que quebraram a barreira do ageísmo e mostraram que idade não é limite para boas ideias e projetos1

 

Nestlé: A gigante do setor alimentício foi fundada, em 1866, por Henri Nestlé. Na época ele tinha 52 anos de idade.

 

Coca-Cola: John Pemberton fundou a empresa quando tinha 55 anos de idade.

 

McDonald’s: Ray Kroc fundou a gigante dos fast foods com 52 anos.

 

 

Tratam-se de pioneiros em suas respectivas áreas, mas na atualidade são diversos os editais e fundos que estimulam empreendedores 50+. Uma breve pesquisa no Google é capaz de mostrar que ainda há muita oportunidade para quem já ultrapassou a barreira dos 50.

 

Estou em São Francisco agora, e hoje estive com um empreendedor, brasileiro, que tem 50 anos, e no nosso bate-papo, ele está lançando uma startup, com um plano totalmente disruptivo, história para um outro artigo, foram várias perolas na conversa, e uma delas foi:

 

– Vão ter que nos aguentar, por que agora iremos durar muito!

 

Partiu empreender?

 

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

CONSENTIMENTOS DE COOKIES

Na era digital atual, a proteção de dados e a privacidade dos usuários são prioridades indiscutíveis. As leis de privacidade são uma realidade, e vem monitorando e regulando o mercado global com grande eficiência.

MARKETING DE RELACIONAMENTO

É a combinação de pequenos detalhes que faz a grande diferença no sucesso das interações e de toda a cadeia de atendimento. Por isso, é essencial que se invista em uma equipe especializada para o relacionamento em Redes Sociais, para que, além de passarem informações precisas, com empatia e humanização, sobre produtos e serviços, possam, acima de tudo, gerar negócios.

EXPLORANDO O ECOSSISTEMA WEB 3.0 NO BRASIL: UMA JORNADA DE DESCOBERTAS E INVESTIMENTOS

A pergunta que lanço no título desse artigo é para contar que não é preciso sair do Brasil para localizar startups que estão no ecossistema Web 3.0. Temos vários cases interessantes no Brasil. Nas últimas semanas participei de dois eventos, onde pude ver um conteúdo rico para todos os entusiastas e curiosos do que está acontecendo no que chamo de movimento Web 3.0.

7 TENDÊNCIAS DO MERCADO DIGITAL

“Tendências do Marketing Digital Automotivo 2020”. São reflexões que acreditamos que podem te ajudar a pensar sua estratégia de marketing digital automotivo.

Idioma »