FENALAW 2022 E AS TENDÊNCIAS PARA O MERCADO JURÍDICO

A maior e principal feira de inovação da América Latina, focada em novidades tecnológicas para o mercado jurídico voltou esse ano em seu formato presencial: a FENALAW 2022. E claro, a BeeLegal também estava lá apresentando soluções modernas de gestão para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas, com foco em usabilidade, design moderno, alto grau de automatização, machine learning e visual law.

 

A feira, que aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de outubro contou com 360 palestrantes tratando de temas atuais do Direito e cerca de 100 expositores onde lawtechs e legaltechs puderam apresentar as mais diversificadas soluções tecnológicas para o mercado jurídico como por exemplo, óculos de realidade virtual que auxilia o advogado na análise da cena de um crime; soluções de acompanhamento de processos jurídicos inteiramente integradas que reduzem substancialmente o trabalho operacional do advogado; modelos de gestão de documentos; soluções de proteção e privacidade de dados; estruturas de compliance automatizadas; identificação e recuperação de créditos tributários, além de uma forte tendência da inclusão de Big Data e estatísticas nas novas soluções que também foram apresentadas, como Jurimetria e visual law.

 

As inovações tecnológicas para o mercado jurídico estão se destacando cada vez mais e muitas novidades surgem a todo momento com o objetivo de otimizar o trabalho do advogado garantindo redução das tarefas operacionais e ganho de eficiência na gestão do tempo e dos custos, uma vez que a tecnologia permite a automatização dos serviços repetitivos. Isso sem contar que a tecnologia também agrega ao profissional do Direito e ao seu trabalho, maior celeridade, redução de deslocamentos, uma melhor gestão de prazos e processos, controle de agenda, segurança para armazenamento de dados e informações e muito mais.

 

 

E a FENALAW é, sem dúvida, a porta de entrada para conexão entre os operadores do direito e as inovações tecnológicas, além de uma excelente oportunidade para fazer networking, se atualizar e fazer negócios.

 

De forma geral, minha percepção pessoal sobre o evento foi que muitas empresas oferecem serviços similares e com alta tecnologia envolvida, mas a busca pela satisfação do cliente (Customer experience) e a capacidade da ferramenta de “conversar” e se integrar com o legado de cada um, tem sido o principal diferencial da startup que se destaca nesse meio.

 

E para mim, que tive a primeira participação no evento, foi intenso e enriquecedor, desde as primeiras reuniões de organização do evento, passando por todo o processo de definição do layout do estande, da concepção do material que levaríamos para a feira, até as oportunidades de parcerias, networking e insights para novos projetos, me trouxeram uma experiência fantástica e a certeza de que não podemos parar por aqui. Ainda há muito a ser desenvolvido e aprimorado e, sem dúvida, a BeeLegal fará parte desse movimento.

 

Quer conhecer mais sobre nossas ferramentas e soluções jurídicas e como podemos auxiliar seu departamento jurídico ou seu escritório? Acesse nosso site e confira.

 

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

CROWDFUNDING NO BRASIL: UM BATE-PAPO COM ESPECIALISTAS DO SETOR

O crowdfunding vem se consolidando como uma alternativa atraente de captação de recursos para startups no Brasil. Nos últimos meses, tive a oportunidade de conversar com três importantes players desse ecossistema: Leonardo Zamboni, da Captable, Camila Nasser da Kria e os sócios Carlos Rubinstein e Leonardo Silva da Wiztartup – investimentos em startups e PMEs. Abaixo, compartilho os principais pontos dessas discussões, focando nas oportunidades, desafios e o futuro do crowdfunding no país.

O PODER DOS AIRDROPS NA ERA WEB3: UMA FERRAMENTA TRANSFORMADORA PARA USUÁRIOS E STARTUPS

Airdrops de criptomoedas são uma ferramenta poderosa e inovadora, usada por startups Web3 para distribuir tokens gratuitamente a seus usuários. Essa prática tem como principal objetivo criar uma base inicial de holders e testers, ao mesmo tempo que estimula a descentralização do projeto. Ao distribuir tokens para early adopters ou usuários engajados, as startups ganham visibilidade, feedback e atraem a atenção de uma comunidade que pode contribuir para o sucesso da plataforma.

OPORTUNIDADES PARA FINTECHS NA ECONOMIA SUSTENTÁVEL

O evento “3F: Futuro, Finanças e Florestas” destacou a importância da sustentabilidade no setor financeiro e o papel das fintechs na construção de um sistema que integra finanças e responsabilidade ambiental. Em meio às mudanças climáticas, o Brasil busca se posicionar como líder nesse movimento, aproveitando a capacidade de inovação do mercado financeiro para promover práticas verdes. Dois conceitos foram centrais nas discussões: a taxonomia verde e o Bureau de Dados do Agro. Ambos representam pilares para as fintechs desenvolverem produtos e serviços, impulsionando uma economia mais sustentável e inclusiva.

ESG NA LIDERANÇA: A IMPORTÂNCIA DE GESTORES DE SEGURANÇA, FACILITIES E INFRAESTRUTURA ESTAREM ALINHADOS ÀS NOVAS PRÁTICAS

Nos últimos anos, as práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance) emergiram como um dos pilares mais importantes da gestão moderna. A crescente conscientização sobre questões ambientais, a responsabilidade social corporativa e a necessidade de uma governança transparente e robusta estão redesenhando o papel de líderes e gestores em todas as indústrias.

Idioma »