DESACELERAR – O QUE APRENDI NAS FÉRIAS

Após essas minhas férias senti que estava na hora de começar a escrever sobre essa jornada de nômade digital e, ao ler o artigo da Adriana Drulla, na Vida Simples e outro artigo de Tatiana Iwai e Gustavo M. Tavares no portal Insper, foi o chamado para escrever sobre desacelerar. Já começo compartilhando parte da minha história, depois como iniciei a redução de marchas nas férias e ao somar com os artigos citados, faço um resumo de como pretendo manter essa “nova rotina” e qual é a rodovia que quero pegar nessa jornada para desequilibrar o mínimo a minha vida pessoal e profissional.

 
 

REVISÃO – ASCENÇÃO SOCIAL

 

Venho de uma origem humilde e vivi em muitas regiões da cidade de São Paulo, isso deve explicar eu ser nômade, na simplicidade dos meus pais nunca faltaram duas coisas: amor e incentivo aos estudos.

 

Iniciei como office-boy em um banco, estudava a noite para ser técnico em processamento de dados e tive a oportunidade de ascender a um cargo de tecnologia muito jovem, foi a gasolina, que me levou a ser um empreendedor no mercado financeiro.

 

Sem fazer juízo de valores, eu parti em busca de maiores salários, prestígio e oportunidades de autorrealização, sei que muitos jovens questionam que para isso é necessário enfrentar problemas complexos, desafios desconhecidos, maiores responsabilidades e, por conta de assumir um papel de liderança isso traz um desequilíbrio na balança de vida pessoal e profissional. É verdade, por isso nessa travessia precisei inúmeras vezes de balanceamento e cambagem da minha vida.

 
 

REDUZINDO DA 5ª PARA 4ª – REDES SOCIAIS

 

Cada vez mais as pessoas estão em diversas redes sociais, eu priorizei o LinkedIn e o Instagram, uma por razões profissionais e outras pessoais, e hoje são parte do meu dia a dia.

 

Ao reduzir a marcha ficou claro que ainda é possível viver sem elas, turn off (desliguei), suprimi os apps do meu celular. E foi ótimo poder voltar a usar meus outros sentidos de forma ativa para a interação social.

 
 

REDUZINDO DA 4ª PARA 3ª – TO-DO

 

Essa dica é para os workaholics (viciados em trabalho), aos 16 anos já era desenvolvedor de sistemas e adotei, no primeiro momento, uma lista de tarefas. Com o tempo foi evoluindo para bloco de anotações digitais, agendas eletrônicas, assistente pessoal (Palm Top), outlook e hoje TO-DO.As tarefas são para mim como um carro na frente do meu para-brisa, quero ultrapassar.

 

Sempre fui um executor de atividades, com certeza, um desiquilíbrio e esse excesso de atividades somente me trazia frustração, até descobrir que posso e devo agendar muitos itens para um futuro bem distante e assim passei a dirigir sem me incomodar com os carros na minha frente.

 
 

CARRO SEMPRE BRILHANDO – PERFECCIONISMO

 

Somente nos EUA existe mais de 34 milhões de recall de veículos por ano, a 3ª causa de mortes são causadas por falhas médicas o que atinge mais de 250 mil pessoas por ano.

 

É necessário em vários segmentos, como exemplo: saúde, aviação, engenharia, energia nuclear, entre muitos outros, profissionais que buscam a perfeição.

 

Aos que sofrem com essa busca pelo perfeccionismo, convido mudar a interpretação de intolerância destrutiva ao fracasso para a vontade de fazer o difícil e nunca esquecer que o ótimo é inimigo do bom. Em nosso dia a dia devemos separar o que exige um nível de criticidade, e por consequência nossa excelência.

 
 

PASSEANDO DE CARRO – VIVER O HOJE

 

Sigo na busca de desenvolver melhor as minhas competências humanas, pois entendo que ajudam a manter a balança favorável:

 

• Comunicação: não violenta; efetiva e empática

• Cognitivas: resolver problemas; não procrastinar

• Resiliência: buscar ser um camaleão nos ambientes

 

Falhas e perdas são necessárias para o nosso desenvolvimento, você não precisa ser workaholic nem querer ter uma posição de liderança, mas para atingir o equilíbrio que você busca, temos que aprender a conviver com elas, pois errar é (ser) humano!

 

O amanhã pode não chegar, então se você quer correr, corra, só te convido aos momentos que você desacelera, a curtir seu entorno buscando ver o que tem a te oferecer naquela fração da sua vida.

 
 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

CONSENTIMENTOS DE COOKIES

Na era digital atual, a proteção de dados e a privacidade dos usuários são prioridades indiscutíveis. As leis de privacidade são uma realidade, e vem monitorando e regulando o mercado global com grande eficiência.

MARKETING DE RELACIONAMENTO

É a combinação de pequenos detalhes que faz a grande diferença no sucesso das interações e de toda a cadeia de atendimento. Por isso, é essencial que se invista em uma equipe especializada para o relacionamento em Redes Sociais, para que, além de passarem informações precisas, com empatia e humanização, sobre produtos e serviços, possam, acima de tudo, gerar negócios.

EXPLORANDO O ECOSSISTEMA WEB 3.0 NO BRASIL: UMA JORNADA DE DESCOBERTAS E INVESTIMENTOS

A pergunta que lanço no título desse artigo é para contar que não é preciso sair do Brasil para localizar startups que estão no ecossistema Web 3.0. Temos vários cases interessantes no Brasil. Nas últimas semanas participei de dois eventos, onde pude ver um conteúdo rico para todos os entusiastas e curiosos do que está acontecendo no que chamo de movimento Web 3.0.

7 TENDÊNCIAS DO MERCADO DIGITAL

“Tendências do Marketing Digital Automotivo 2020”. São reflexões que acreditamos que podem te ajudar a pensar sua estratégia de marketing digital automotivo.

Idioma »