BOSSA SUMMIT: JOVENS PROGRAMADORES, FUTUROS EMPREENDEDORES

O Bossa Summit em sua 2ª edição, passa a ocupar o espaço de maior evento do Brasil dedicado a startups e investidores, pois se no calendário temos diversos eventos para startups, a Bossa Nova Investimentos realiza um trabalho que transcende a conexão de investidores, mas com parcerias e conexões entre eles. É uma oportunidade ímpar de ampliar networking, conhecer novas tecnologias e acompanhar a evolução de startups que estão no radar de investidores.

 

O evento esse ano foi um espetáculo, a começar pela escolha do local, Transamérica Expo Center, que acomodou e acolheu muito bem todos os integrantes e participantes, permitindo transitar livremente pelo amplo espaço, visitar todos os stands e acompanhar as diversas palestras da programação. Foram dois dias de uma completa imersão, muita troca, encontros memoráveis e muito conhecimento, afinal, sempre temos muito a aprender.

 

Que o Bossa Summit é um evento para trocas e conexões isso não resta dúvida, mas o fato é que vai muito além da busca por uma captação, um investimento, um negócio. É literalmente um palco, reunindo em um mesmo espaço, jovens estudantes que possuem o empreendedorismo na veia e desenvolvem soluções inovadoras para problemas sociais ou da comunidade; startups locais com soluções voltadas para diversos setores e mercados; startups de outros Estados que precisam mostrar para o mundo sua ideia, mas que muitas das vezes não encontram no seu Estado ou região a estrutura de capital de risco necessária para fomentar negócios e alavancar; além das startups que já estão nessa jornada e buscam um cheque ou uma sabatina com investidores.

 

Para quem já está nessa jornada há algum tempo sabe que a trilha não é fácil. Tirar as ideias do power point, desenvolver e apresentar seu projeto, toda a parte de aprimoração necessária, a mesa redonda com investidores e o tão temido NÃO ou a aprovação da sua ideia até o momento glorioso: o cheque, ou melhor o PIX.

 

Mas quero escrever hoje sobre o mundo jovem, muitas vezes criticado por uma geração que persiste reviver memórias nostálgicas e esquece que já foi jovem também. Foi maravilhoso, em um evento como esse, ver jovens no palco mediando e palestrando, e esse é o ponto que me dá esperança em nosso País, startupeiros novos, mentes pensantes e brilhantes que também tiveram a chance de brilhar e mostrar todo seu talento no palco do Bossa Summit, e confesso, é muito prazeroso ver nossos jovens com tanta maturidade, tão conscientes e engajados em projetos voltados para tecnologia e inovação.

 

O Desafio da Liga Jovem, realizado pelo Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em parceria com o Instituto Ideias de Futuro, teve a grande final disputada nos dois dias do evento. A Liga Jovem é a maior competição nacional de empreendedorismo e tecnologia para estudantes do ensino fundamental e médio do país e contou com mais de 5 mil inscritos de todos os Estados brasileiros com o propósito de desenvolver projetos inovadores usando tecnologia. Os finalistas terão a oportunidade de visitar centros de inovação em Madri, na Espanha.

 

São jovens estudantes que buscam soluções para as dores que encontram no seu dia a dia, seja na rua onde moram, na escola ou comunidade, e além de toda a experiência com a tecnologia também tiveram a oportunidade de aprimorarem seu conhecimento vivenciado as trocas que o Bossa Summit proporciona, desde as conexões, apresentação dos seus projetos, contato com outras tecnologias, proposta de venda dos produtos e o networking com especialistas de diversas áreas como empreendedorismo, tecnologia e comunicação, o que para essa turma que está engatinhando é uma experiência maravilhosa e muito enriquecedora.

 

Os ganhadores foram: Callíope, do Colégio Marista em Maceió (AL), com um projeto que auxilia autistas não verbais a desenvolverem a comunicação; Hera, da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek, no Rio de Janeiro (RJ) com uma plataforma de curadoria de arte para artistas migrantes e refugiados, com objetivo de geração de renda com venda de NFT’s e produtos licenciados; PD, do Colégio Técnico de Campinas, com um aplicativo para conectar cuidadores de idoso e indivíduos precisam desse serviço; Opennova, do IRFJ São Gonçalo/RJ, com um aplicativo para facilitar a tomada de empréstimo por meio de Open Finance; Garotas de Vermelho, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, de Porto Alegre (RS), com um dispositivo pedagógico voltado para a saúde feminina e qualidade de vida de pessoas em pobreza menstrual; Curativo Bio, do Colégio Poliedro, de São José dos Campos (SP), com um protótipo de um curativo biodegradável, feito com elementos químicos que não poluem o meio ambiente e não contém plástico, produzido com óleos de menta e melaleuca e de baixo custo.

 

Parabéns aos ganhadores e sucesso para essa nova geração. Aproveitem todo o conhecimento adquirido e vivenciado no Bossa Summit e voem alto.

 

 

E para que você que deixou esse evento de startups e investidores fora da sua agenda, fica o convite para o próximo ano.

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

CONSENTIMENTOS DE COOKIES

Na era digital atual, a proteção de dados e a privacidade dos usuários são prioridades indiscutíveis. As leis de privacidade são uma realidade, e vem monitorando e regulando o mercado global com grande eficiência.

MARKETING DE RELACIONAMENTO

É a combinação de pequenos detalhes que faz a grande diferença no sucesso das interações e de toda a cadeia de atendimento. Por isso, é essencial que se invista em uma equipe especializada para o relacionamento em Redes Sociais, para que, além de passarem informações precisas, com empatia e humanização, sobre produtos e serviços, possam, acima de tudo, gerar negócios.

EXPLORANDO O ECOSSISTEMA WEB 3.0 NO BRASIL: UMA JORNADA DE DESCOBERTAS E INVESTIMENTOS

A pergunta que lanço no título desse artigo é para contar que não é preciso sair do Brasil para localizar startups que estão no ecossistema Web 3.0. Temos vários cases interessantes no Brasil. Nas últimas semanas participei de dois eventos, onde pude ver um conteúdo rico para todos os entusiastas e curiosos do que está acontecendo no que chamo de movimento Web 3.0.

7 TENDÊNCIAS DO MERCADO DIGITAL

“Tendências do Marketing Digital Automotivo 2020”. São reflexões que acreditamos que podem te ajudar a pensar sua estratégia de marketing digital automotivo.

Idioma »