Tive a honra de participar do episódio 509 do Coffee Talks, realizado pelo CT Hub para falar sobre tecnologia e como sua empresa pode ter ganhos com a automação de processos. Foi um bate papo bem divertido e interativo com Adalberto Bem Haja, Christian Visval, Kleber Reis e Silvano Barbosa.
Bom, falar de tecnologia não tem como não remeter ao passado e relembrar como tudo começou.
Sempre fui um empreendedor nato e comecei muito cedo, com meus 18 anos fundei a minha primeira a Syswork, uma empresa de tecnologia e consultoria em sistemas desenvolvendo softwares e soluções para escritórios jurídicos. Naquela época, ainda não existiam as facilidades ou inovações que temos hoje, sequer tinha internet para consultas e programação, então para se obter os códigos era preciso consultar manualmente os livros de tecnologia e literalmente se debruçar sobre os livros, estudar e memorizar os códigos para depois desenvolver os softwares.
Depois de 10 anos vendi essa empresa e após um sabático, voltei para o mercado de tecnologia e fundei a Openmind, uma empresa de desenvolvimento de software em CRM, front-end, contact center, automação e integração com URA e discadores, na época para suprir uma necessidade de cal centers e agências de telemarketing. Após uma década, vendi essa empresa e depois retornei ao mercado com a Blue Projects que é especializada em conceitos de tecnologia, inovação e transformação digital com aplicações de machine learning e inteligência artificial. E em 2020 nasceu a Beelegal, um spin off da Blue Projetcs, uma empresa de tecnologia com soluções voltadas para o mercado jurídico, uma lawtech.
Foi uma longa jornada até aqui, muito aprendizado e, bem diferente de anos atrás quando comecei minha imersão na área de tecnologia, o mercado hoje está aquecido, muitas inovações surgiram e muitas ainda estão por vir, especialmente para o mercado jurídico.
A Beelegal é uma startup com soluções de tecnologia voltadas para o mercado jurídico, seja escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos e o nosso propósito é harmonizar o ecossistema jurídico usando inteligência artificial e machine learning, para auxiliar o advogado na captura de informações seja através de automação com robôs ou integrações com API’s.
São muitas as soluções que podem ser aplicadas ao setor jurídico e que vêm para facilitar o trabalho do advogado e auxiliar nas tarefas do dia a dia, como por exemplo soluções que geram peças automaticamente a partir de novos modelos ou modelos pré-existentes, os robôs de publicações, andamentos e protocolos que sem dúvida otimizam e muito o tempo do advogado e reduzem o overhead do escritório.
E especialmente quanto à LGPD e sua aplicação, falando um pouco de privacidade de dados, temos soluções baseadas em inteligência artificial e automação que capturam e identificam dados pessoais em arquivos, banco de dados e documentos, é o chamado Discovery de dados. Essa tecnologia permite fazer a leitura e interpretação dos arquivos, como por exemplo uma ata de audiência, para identificar as informações que ali foram prestadas.
Se você gostou e ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre as inovações tecnológicas disponíveis para o mercado jurídico, assista na íntegra meu bate papo com a turma do Coffe Talks e aguarde, em breve teremos um artigo sobre a Fenalaw 2022, a principal e maior Feira de
tecnologia para o mercado jurídico da América Latina, e claro, a Beelegal marcou presença.
Posts relacionados:
- DATA DRIVEN E PROCESSOS DE GESTÃO
- OS AVANÇOS NO MERCADO DE CÂMBIO PARA O CONSUMIDOR
- Reflexão sobre a Assimetria Regulatória no mercado financeiro
- O RH e a análise de Processos por Indicadores, quais resultados e valores a adoção desta estratégia pode agregar ao seu negócio?
- SPRINT 014 – SF3: a nova Santana Financeira