A importância da organização financeira


Ao longo dos últimos anos, faço parte da Consigamais+, uma empresa que nasceu com o propósito de democratizar o crédito no Brasil e atuar na organização financeira, oferecendo consignado para funcionários celetistas de empresas privadas, com taxas justas, que consideram o perfil do cliente e do ramo da empresa que ele trabalha. E foi diante dessa experiência no segmento, que cada vez mais me faço uma pergunta importante: Afinal, por que para algumas pessoas, se organizar financeiramente é tão difícil? Eu acredito que é porque exige uma MUDANÇA DE COMPORTAMENTO. E mudar é, necessariamente, sair da zona de conforto!  

Cartão de crédito estourado, cheque especial, contas atrasadas. Tem gente que vê isso tudo como exemplos de rotina. Estar no vermelho se tornou parte do “dia a dia”. E como sair dessa situação? Como não cair em ciladas financeiras? A resposta é simples, mas não fácil: mudança de comportamento.

 

As possibilidades na mudança de comportamento

As pessoas precisam aprender a gerir melhor o seu dinheiro, determinando e respeitando prioridades. É necessário colocar as contas no papel, enxugar gastos, eliminar o que é desperdício e estabelecer metas. Falando assim parece muito prático, mas não é. A maioria de nós tem dificuldade em encarar mudanças, porque elas nos deixam muito desconfortáveis. E sem dedicação, força de vontade e disciplina, é impossível se organizar financeiramente.

Temos por costume “deixar pra depois”. Na segunda feira eu começo a dieta. Na semana que vem eu volto pra academia. No mês que vem vou pintar a casa. Ano que vem eu mudo de vida. E não é diferente quando o assunto é dinheiro. Porque, afinal, é muito mais fácil dar continuidade a um comportamento padrão do que revê-lo. Então qual é o melhor momento para colocar em prática a mudança?
Agora. Já. Imediatamente. Pra ontem! Quanto antes, melhor.

Não há razão para ficar acumulando dívidas e prejuízos não só financeiros, mas também emocionais. Porque todo mundo sabe que endividamento é sinônimo de dor de cabeça, insônia e ansiedade. É um problema que nos persegue de dia e de noite. Logo, quanto antes for solucionado, melhor para a sua saúde (em todos os aspectos). E digo mais! Organização financeira encurta o caminho para a felicidade. Com as contas em dia, ciente de tudo o que entra e sai, comprando de maneira consciente e evitando desperdícios, você conseguirá mais rapidamente alcançar aquilo que tanto quer. Não há desvantagens para quem se organiza financeiramente.

• Você precisará rever suas atitudes? Sim.

• Precisará registrar todas as suas receitas e despesas? Com certeza.

• Precisará definir metas e prioridades? Claro.

• Exercitar seu autocontrole? Pode apostar.

• Eliminar compras por impulso? Obviamente.

Essas mudanças que parecem tão terríveis são para um bem maior. E quando digo bem maior não falo de riqueza, mas de liberdade. Liberdade pra ser feliz. Porque é exatamente isso que a organização financeira nos proporciona: a liberdade para, com responsabilidade e consciência, tornar real aquilo que desejamos.

 

Você precisa de ajuda?

Como abri este texto, a missão por meio da qual a Consigamais+ se guia é pautado por não perpetuar uma lógica de endividamento infinita. O que a empresa faz é oferecer um socorro. Com o consignado os funcionários podem quitar suas dívidas com descontos à vista, e passar a pagar parcelas mensais, que serão enquadradas em seu orçamento familiar. Mas é preciso MAIS. O que procurei apontar aqui é que existe uma alternativa de socorro que é rompe com a velha lógica de endividamento, mas para além disso é importante estarmos conscientes acerca da importância de sairmos da zona de conforto e construirmos uma saúde financeira equilibridada. Para mim, é um prazer fazer parte de uma empresa com um compromisso tão sério no cuidado com as pessoas e foi, em função, do aprendizado constante de histórias de superação de pessoas que conseguiram se levantar, que digo que é preciso uma mudança de comportamento. A questão é, você está pronto pra ela?

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

SPRINT 034 – NETWORKING E INOVAÇÃO: IMPRESSÕES DO WEB SUMMIT RIO

Foram 3 dias de muitos encontros. Entre eles, @Gabriel Pereira, líder do maior canal do mercado financeiro, o @Let’s Media. Se você acompanha meu conteúdo, também precisa acompanhar o conteúdo produzido por esse ex-produtor de sistemas, um verdadeiro influencer do mercado financeiro.

RESOLUÇÃO DO BANCO CENTRAL: COMO PROMOVER E MONITORAR A SAÚDE FINANCEIRA UTILIZANDO A CIÊNCIA COMPORTAMENTAL E ELEMENTOS DE JOGOS

Em julho deste ano entra em vigor a resolução do Banco Central que determina que as instituições financeiras devem promover ações de educação financeira para os clientes.
Segundo o Banco Central, deve ser incentivado o planejamento e o orçamento pessoal e familiar, uma reserva de emergência sólida e o pagamento de contas em dia, evitando a
inadimplência.

Idioma »